Atualização:
Sábado, 18 de abril de 2015

 
 
         
ANPPAS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade
 
  Home
  Institucional
O que é a Anppas
.
História
.
Estatuto
.
Diretoria
.
  Filiação
Filiação Individual
.
Filiação Institucional
.
Lista de Filiados
.
  Encontros Nacionais
Encontros Anteriores
.
Próximo Encontro
.
  Publicações
Revistas e Periódicos
 
Revista Ambiente & Sociedade
 
Livros ANPPAS
.
Livros na Área
.
Teses e Dissertações
.
ANAIS dos Encontros
.
Publicações Diversas
.
  Fale Conosco
Secretaria
.
Links
.
ANPPAS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade

Livros em Ambiente e Sociedade

Crítica da razão ambiental: pensamento e ação para a sustentabilidades
Dimas Floriani
Formato: 14x21 cm, 244 páginas
ISBN 978-85-391-0575-5


Crítica da Razão Ambiental: Pensamento e ação para a sustentabilidade tem sua gênese e seu desenvolvimento na interface das práticas do ensino, da pesquisa e da participação do autor nos processos históricos e políticos do Brasil e da América Latina. Ambos procedimentos, pensar e agir, ao se constituírem no principal objetivo deste livro se defrontam com a história do conhecimento construído em territórios de fronteira epistemológicos e nos conflitos decorrentes das disputas de sentido sobre natureza (meio ambiente) e sociedade. Por esse motivo, o livro se apresenta em duas partes complementares: a primeira sugere que o pensamento socioambiental se constrói nas regiões tensionadas das lógicas e dos processos culturais. A segunda parte foca nas práticas e nos desafios dos atores sociais, confrontados com os obstáculos e conflitos decorrentes de modernidades múltiplas.

Clique aqui para mais informações


Novos Paradigmas, Práticas Sociais e Desafios para a Governança Ambiental
Pedro Roberto Jacobi (Org.)
Annablume Editora – Coleção Cidadania e Meio Ambiente
Formato: 14x21 cm, 704 páginas
ISBN 978-85-391-0451-2


Resultado de 20 pesquisas oriundas de mestrados e doutorados do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP (PROCAM), esta coletânea analisa a Governança Ambiental em sua dimensão instrumental. Ou seja, tem como foco o compartilhamento baseado na participação ampliada em todos os processos, o que demanda o envolvimento ativo de todas as partes interessadas em agendas pautadas pela busca de cooperação e consenso.

A organização é de Pedro Roberto Jacobi, professor titular do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE) e da Faculdade de Educação da USP.

Informações para adquirir o livro na  Annablume Editora com   José Roberto ou   Claudia  pelo   telefone     (11) 3539-0371 ou pelos e-mails joseroberto@annablume.com.br ou claudia@annablume.com.br.

Clique aqui para mais informações


A questão ambiental na América Latina – Teoria social e interdisciplinaridade
Leila da Costa Ferreira (Org.)
Formato 16x23 cm, 288 páginas
ISBN: 978-85-268-0928-4


A questão ambiental assume uma posição significativa para estudar as divergências e os conflitos relacionados com a natureza (entendida aqui em seu sentido mais amplo, ou seja, tanto o ambiente natural quanto o construído) e as causas e a extensão dos problemas ambientais entre os diversos atores envolvidos. Este livro apresenta resultados de discussões teórico-metodológicas realizadas nos últimos anos acerca de temas como sustentabilidade, políticas públicas, interdisciplinaridade, sociologia ambiental, teoria social, ciência e produção intelectual na América Latina.

Clique aqui para mais informações


Governança da ordem ambiental internacional e inclusão social
Wagner Costa Ribeiro (org.)
Formato 16x23 cm, 278 páginas
ISBN: 978-85-391-0377-5


O livro está organizado em duas partes. Na primeira “Ordem ambiental internacional, governança e inclusão social”, estão textos que abordam a governança ambiental internacional, o papel da economia nesse contexto, os impasses da ordem ambiental internacional, como a governança ambiental institucionalizou-se no Brasil e as questões energéticas. Na segunda parte “Saúde, pobreza e mudanças climáticas”, encontram-se contribuições que discutem as relações entre a economia verde, inclusão social e saúde, formas de combate à pobreza por meio do uso do patrimônio cultural edificado, análise de políticas territoriais associadas à inclusão social, o papel dos catadores no processo de gestão dos resíduos sólidos a os avanços da ciência do Clima, bem como as relações entre clima e estoques hídricos. O conjunto de textos apresentados neste livro oferece ao leitor uma ampla gama de possibilidades para assuntos centrais no mundo atual.

Clique aqui para mais informações


A sustentabilidade socioambiental: diversidade e cooperação
Sonia Maria Flores Gianesella e Pedro Roberto Jacobi (orgs.)
Formato 14x21 cm, 448 páginas
ISBN: 978-85-391-0335-5


Neste sétimo volume da coletânea de dissertações e teses do PROCAM, os quatorze textos estabelecem diálogo com a contemporaneidade. Destaca-se, no presente volume, a gestão socioambiental participativa, transformações nas lógicas agrícolas e impactos nos ecossistemas, medidas judiciais e controle de áreas contaminadas, questões de direito cidadão, negociação, questões de empoderamento, respeito à diversidade e cooperação e educação para a sustentabilidade, que podem ser resumidos como desenvolvimento social como via para atingir a sustentabilidade. São abordados temas que percebem no desenvolvimento socioambiental um caminho para atingir a sustentabilidade, caracterizando um retrato da evolução da discussão ambiental. Todos os textos reunidos são de autoria dos orientandos com seus orientadores, e em alguns casos incluem os coorientadores.

Clique aqui para mais informações


Relatoria lança documento sobre impactos causados pela transposição do São Francisco e barragens no semi-árido

 

A Relatoria de Terra, Território e Alimentação lançará nos dias 21 e 22, em Pernambuco, o relatório final da missão que investigou os impactos causados pela transposição do rio São Francisco e pela construção de barragens no semi-árido em comunidades tradicionais e assentamentos rurais.

Sobre o lançamento:
Em Petrolina:
Data: 21/02/2011
Local: Ministério Público Federal, Av. Presidente Tancredo Neves, 101,
Centro - Petrolina / PE
Horário: 15h

Em Recife:
Data: 22/02/2011

Local: Assembléia Legislativa de Pernambuco, Rua da União, 439, Boa Vista – Recife / PE

Contato:
Jackeline Florêncio – 081 8743-8364

Saiba Mais...


Governança da água e políticas públicas na América Latina e Europa
Pedro Roberto Jacobi e Paulo de Almeida Sinisgalli (Orgs.)
Formato: 16x23 cm, 230 páginas
ISBN: 978-85-7419-997-9


O presente livro, o primeiro de um conjunto de publicações sobre a temática da Governança da Água organizado por Pedro Roberto Jacobi e Paulo de Almeida Sinisgalli, professores da Universidade de São Paulo, é parte do projeto
GovAgua, financiado pela Comunidade Européia/ Programa ALFA. Este projeto tem como objetivo constituir uma rede
acadêmica composta por dez instituições universitárias e de pesquisa que desenvolvem atividades sobre a governança
da água na América Latina e Europa a partir de estudos sobre as dinâmicas: sócio-econômicas, ambientais, territoriais e institucionais. Essas dinâmicas permitirão a formulação de novas ferramentas que são demandadas para facilitar as negociações e a participação dos atores envolvidos. O livro apresenta um conjunto de textos sobre a realidade da política de águas em sete países que compõem a Rede GovAgua, a saber: Brasil, Bolívia, Chile e Colômbia na
América Latina e França, Reino Unido e Países Baixos na Europa. Os artigos foram elaborados de forma a permitir ao
leitor uma visão sobre a situação da água, destacando o contexto institucional, as mudanças e inflexões na legislação, a lógica da gestão da água, os atores relevantes, os principais conflitos e os principais desafios.

Clique aqui para mais informações


Governança da água na América Latina e Europa: atores sociais, conflitos e territorialidade
Pedro Roberto Jacobi e Paulo de Almeida Sinisgalli (Orgs.)
Formato: 16x23 cm, 224 páginas
ISBN: 978-85-7419-741-8


O terceiro volume, organizado pelos professores Pedro Roberto Jacobi e Paulo de Almeida Sinisgalli da Universidade de São Paulo compõe o tríptico sobre a Governança da Água na América Latina e Europa do projeto GovAgua. O livro apresenta um olhar direcionado para os atores sociais, os conflitos inerentes à gestão dos recursos hídricos, principalmente na sua condição de escassez, além de discutir a relação intrínseca entre o uso do solo e a gestão da água. A importância da participação de diferentes atores, como preconizado nas legislações mais avançadas sobre o tema, leva à explicitação dos conflitos em fórum adequado e dá visibilidade às dimensões sociais, econômicas e territoriais do uso da água possibilitando equacionar esta questão de forma cooperativa.


Clique aqui para mais informações


Governança da água na América Latina e Europa: atores sociais, conflitos e territorialidade
Pedro Roberto Jacobi e Paulo de Almeida Sinisgalli (Orgs.)
Formato: 16x23 cm, 224 páginas
ISBN: 978-85-7419-741-8


O terceiro volume, organizado pelos professores Pedro Roberto Jacobi e Paulo de Almeida Sinisgalli da Universidade de São Paulo compõe o tríptico sobre a Governança da Água na América Latina e Europa do projeto GovAgua.
O livro apresenta um olhar direcionado para os atores sociais, os conflitos inerentes à gestão dos recursos hídricos, principalmente na sua condição de escassez, além de discutir a relação intrínseca entre o uso do solo e a gestão
da água. A importância da participação de diferentes atores, como preconizado nas legislações mais avançadas sobre o tema, leva à explicitação dos conflitos em fórum adequado e dá visibilidade às dimensões sociais, econômicas e territoriais do uso da água possibilitando equacionar esta
questão de forma cooperativa.

Clique aqui para mais informações


Atores e processos na governança da água no estado de São Paulo
 Pedro Roberto Jacobi (Orgs.)
 Formato: 16x23 cm, 174 páginas
 ISBN: 978-85-7419-999-3

Atores e processos na governança da Água no estado de São Paulo, apresenta textos que discutem a bacia do Alto Tietê, em virtude do foco de pesquisa de diversos estudos que foram resultados de dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, algumas das quais vinculadas às pesquisas coordenadas por Pedro Roberto Jacobi desde 2003, além de resultados de pesquisas dos professores vinculados ao grupo GovAgua USP. O presente livro aborda a governança da água no Estado de São Paulo, tendo como premissa que a noção de poder social que media as relações entre Estado e Sociedade Civil, como espaço de construção de alianças e cooperação, é também permeado por conflitos que decorrem do impacto das assimetrias sociais e seus impactos no meio ambiente e das formas de resistência, organização e participação dos diversos atores envolvidos. Esta noção se insere no plano das relações de poder e do fortalecimento de práticas de controle social e constituição de públicos participativos. Dentro desta perspectiva de governança, a gestão de bacias hidrográficas assume crescente importância no Brasil, à medida que aumentam os efeitos da degradação ambiental sobre a disponibilidade de recursos hídricos.


Clique aqui para mais informações


 Coleta seletiva com inclusão social
 Helena Ribeiro, Pedro Roberto Jacobi, Gina Rizpah Besen, Wanda Maria Risso Günter, Jacques Demajorovic, Mariana Viveiros
 Formato: 14x21cm, 111 páginas
 ISBN: 978-85-7419-926-9

Apesar de apresentarem aspectos positivos, nos últimos anos, programas de coleta seletiva compartilhada têm enfrentado desafios que ameaçam sua sustentabilidade e que afetam principalmente os grupos organizados de catadores que têm parceira com prefeituras. Em tempos de forte crise de emprego e de busca de novas oportunidades de negócio, o mercado de recicláveis atraiu novos atores. Multiplicou-se o número de catadores avulsos e de caminhões de empreendimentos informais de sucata. Por outro lado, a oscilação do dólar repercutiu no valor dos recicláveis e vem dificultando sua venda, pois gerou importação de insumos por preços mais baixos. Estas mudanças, propiciadas pela lógica de mercado, não podem ser ignoradas pelos formuladores dos programas de coleta seletiva com gestão compartilhada.
 

Clique aqui para mais informações


População e mudança climática: dimensões humanas das mudanças ambientais globais

Organizadores:
Daniel Joseph Hogan
Eduardo Marandola Jr.

Uma publicação do Núcleo de Estudos de População (NEPO) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).



Clique aqui para mais informações


 

 

 

 Bibliotecas virtuais
 

Abaixo listamos links de bibliotecas virtuais contendo parte interessante da produção inlectual em Ambiente e Sociedade. Confira!

:: Biblioteca Virtual de Ciências Humanas

:: Cairn - Artigos em frânces

:: Dialnet - Artigos em espanhol

:: Gallica, biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França

:: Portal Periódicos CAPES

:: REDALyC - Red de revistas científicas iberoamericanas

:: Scielo - Revistas iberoamericanas

 

 

 
     
ANPPAS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade
 
Copyright  © 2009 - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade
Suporte Técnico: contato@anppas.org.br