GT13 - Meio Ambiente e Consumo


A POLITIZAÇÃO DO CONSUMO NA AMÉRICA LATINA
Fabián Echegaray (Market Analysis)
Acesse o artigo completo aqui

AMBIENTALIZAÇÃO E POLITIZAÇÃO DO CONSUMO E DA VIDA COTIDIANA: UMA ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS DE COMPRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
Marcelo Castañeda (CPDA/UFRRJ)
Acesse o artigo completo aqui

AS RELAÇÕES COLABORATIVAS E CONFLITIVAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS ORGÂNICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CASO DOS PROCESSADOS ORGÂNICOS DO RS
Paulo roberto cardoso da silveira (UFSM)
Julia Silvia Guivant (UFSC)
Acesse o artigo completo aqui

BOICOTES E BUYCOTTS: CONSUMO POLÍTICO COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO
Fátima Portilho (UFRRJ/CPDA)
Livia Barbosa (ESPM/CAEPM)
John Wilkinson (UFRRJ/CPDA)
Acesse o artigo completo aqui

COMPRA RESPONSÁVEL NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
Maria Vitória Duarte Ferrari Tomé (UnB)
Raquel Naves Blumenschein (UnB)
Acesse o artigo completo aqui

COMPRAS COLETIVAS DIRETAS: UMA INTERPRETAÇÃO BASEADA NA SOCIOLOGIA ECONÔMICA
Valeria da Vinha (UFRJ)
Zina Caceres (UESC-Bahia)
Acesse o artigo completo aqui

COMUNICAÇÃO, MARKETING E MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: QUANDO A CONTRIBUIÇÃO PODE VIRAR CONTRADIÇÃO
Sylmara Lopes Francelino Goncalves Dias (PUC-SP)
Daniela Viegas (UNA-MG)
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (PUC-MG)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO DE CHOCOLATE O SABOR DA MUDANÇA
Katianny Gomes Santana Estival (UESC Bahia)
Zina Angelica caceres Benavides (UESC bahia)
Adirana Reis (Instituto Cabruca bahia)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO DO AUTOMÓVEL: PRAZER, STATUS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS PARA A SOCIEDADE
Hélio Cesar Oliveira da Silva (Centro Universitário SENAC)
Rachel Biderman (FGV/SP)
Lis Carmona de Azevedo Bellagamba (Centro Universitário SENAC)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO E MEIO AMBIENTE: COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA ABORDA ESSA RELAÇÃO?
Fátima Portilho (UFRRJ/CPDA)
Camila Batista Marins Carneiro (UFRRJ/CPDA)
Flávia Luzia Oliveira da Cunha Galindo (UFRRJ/CPDA)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO VERDE: UMA REALIDADE DISTANTE DOS DESEJOS E ASPIRAÇÕES DA POPULAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN.
Zoraide Souza Pessoa (UNICAMP/UERN)
Sônia Regina da Cal Seixas (UNicamp)
Acesse o artigo completo aqui

CONTEMPORANEIDADE DO CONSUMO SUSTENTÁVEL E AS SUAS CORRELAÇÕES COM AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Veronica Macário de Oliveira (UFCG)
Gesinaldo Ataíde Cândido (UFCG)
Acesse o artigo completo aqui

CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS PARA A PROMOÇÃO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
DARLENE TEIXEIRA FERREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Nádia Magalhães da Silva Freitas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Elinete Raposo Ribeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Elizandra Rego de Vasconcelos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Acesse o artigo completo aqui

CREDIBILIDADE EMPRESARIAL E CONSUMO SUSTENTÁVEL: NOTAS INTRODUTÓRIAS
Priscila Stawski Rambalducci (UEL)
Benilson Borinelli (UEL)
Acesse o artigo completo aqui

DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O CONSUMO CONSCIENTE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TABELA AMBIENTAL DOS PRODUTOS DA LINHA EKOS DA NATURA
Raquel Rinaldi Althoff (EBAPE-FGV)
Roberto Pereira Guimarães
Acesse o artigo completo aqui

DO BIOPODER AO ECOPODER: UM OLHAR SOBRE O CONSUMO VERDE ATRAVÉS DOS CONCEITOS DE RIZOMA E SOCIEDADE DE CONTROLE
FREDRICO AUGUSTO TAVARES JUNIOR (UFRJ/ FACHA/UCB)
MARTA DE AZEVEDO IRVING (UFRJ)
Acesse o artigo completo aqui

ÉTICA, RESPONSABILIDADE E CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA
Angela Maria Cavalcanti Ramalho (UFCG)
Jaqueline Guimarães Santos (UFCG)
Acesse o artigo completo aqui

NOVAS DINÂMICAS DO CONSUMO TURÍSTICO: FAVELA-TOUR E TURISMO COMUNITÁRIO
RICARDO DE OLIVEIRA REZENDE (ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS)
LAVÍNIA PESSANHA (ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS)
MOEMA DE POLI TEIXEIRA (ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS)
Acesse o artigo completo aqui

O CONSUMO DE PINHÃO E AS POLÍTICAS DE REGIONALIDADE E SUSTENTABILIDADE
João Fert Neto (UDESC)
Felipe José Comunello (UFRGS)
Moisés Savian (UDESC)
Acesse o artigo completo aqui

O QUE MUDA QUANDO A TRADIÇÃO SE TORNA FAST FOOD? AS REAÇÕES DOS CONSUMIDORES ITALIANOS E FRANCESES AOS HAMBURGERS ‘MCPARMEGIANO REGIANO’ E ‘QUICK HALLAL’
Paulo Andre Niederle (UFRRJ)
Fabiana Thomé da Cruz (UFRGS)
Acesse o artigo completo aqui

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL NO SUPERMERCADO: COMO SE COMPORTAM E O QUE PENSAM MULHERES DE CAMADAS MÉDIAS DE FLORIANÓPOLIS
Maria Elisabeth Goidanich (UFSC)
Carmen Silvia Rial (UFSC)
Acesse o artigo completo aqui

PRESSÃO IMOBILIÁRIA E ÁRÉAS ENVOLTÓRIAS DOS PATRIMÔNIOS NATURAIS URBANOS: O CASO DOS BENS NATURAIS TOMBADOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Carlos Alberto Rizzi (Universidade de São Paulo)
Acesse o artigo completo aqui

TRANSGÊNICOS, CONSUMO E MEIO AMBIENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DO ACESSO À INFORMAÇÃO NUMA SOCIEDADE QUALIFICADA PELO RISCO
Thaís Emília de Sousa Viegas (UNDB)
Juliana Almeida Barros (UNDB)
Acesse o artigo completo aqui

UM ESTUDO SOBRE A CONFIGURAÇÃO DA IMAGEM DO CONCEITO DE CONSUMO CONSCIENTE
Deonir De Toni (UCS)
Adilene Alvares Mattia (UCS/UNISC)
Fabiano Larentis (UCS)
Maria Goretti Rodrigues da Silva (UCS)
Acesse o artigo completo aqui



..::POSTÊRES - GT13 - Meio Ambiente e Consumo::..

AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS AMBIENTAIS FEMININAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA (PR, SC E RS)
Katya Regina Isaguirre (MADE/UFPR)
Maria do Rosário Knechtel (MADE/UFPR)
Acesse o artigo completo aqui

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR COM RELAÇÃO AO CONSUMO CONSCIENTE
Adriana Godoy (UNOPAR)
Nathália Yuri Kawano (UNOPAR)
Fabio Coltro (UNOPAR)
Acesse o artigo completo aqui

CONSUMO SUSTENTÁVEL: A ANÁLISE DO ASPECTO ECOLÓGICO COMO FATOR DE DECISÃO DE COMPRA
Carolina Marinelo Quessada Pelegrino (UNOPAR)
Marianne Carazzai Ducci (UNOPAR)
Fábio Luiz Zanardi Coltro (UNOPAR)
Acesse o artigo completo aqui

IMPACTO SÓCIO-AMBIENTAL DOS HÁBITOS DE CONSUMO DE UMA DIETA VEGETARIANA DE UMA FAMÍLIA NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
FÁBIO LUIZ ZANARDI COLTRO (UNOPAR)
Daiane Dantas (UNOPAR)
Marianne Carazzai Ducci (UNOPAR)
Acesse o artigo completo aqui

IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS HÁBITOS DE CONSUMO DE UMA DIETA CARNÍVORA DE UMA FAMÍLIA DA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
FÁBIO LUIZ ZANARDI COLTRO (UNOPAR)
THAIS YUKIE MICHIYORI (UNOPAR)
MARIANNE CARAZZAI DUCCI (UNOPAR)
Acesse o artigo completo aqui

MARKETING AMBIENTAL_UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIOS DE LONDRINA
VANESSA SANTOS DE OLIVEIRA (UNOPAR)
Nathália Yuri Kawano (UNOPAR)
Fabio Coltro (UNOPAR)
Acesse o artigo completo aqui

MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A NECESSIDADE DE UM CONSUMO SUSTENTÁVEL
Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi (UCS)
Raquel Fabiana Lopes Sparemberger (UCS)
Acesse o artigo completo aqui

PERCEPÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA
Adilene Alvares Mattia (UCS/UNISC)
Fabiano Larenttis (UCS)
Deonir De Toni (UCS)
Maria Goretti Rodrigues da Silva (UCS)
Acesse o artigo completo aqui